15.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora vai implementar projeto-piloto de recolha de Resíduos Urbanos Biodegradáveis

DR

A Câmara Municipal de Évora e a Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, vão implementar um projeto-piloto que visa efetuar a recolha seletiva de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB) em grandes produtores do setor não residencial do concelho.

O projeto foi apresentado ontem, 17 de setembro, na Câmara Municipal de Évora e consiste na disponibilização de contentores para deposição seletiva deste tipo de resíduos, na criação de um circuito de recolha dedicado a esta fração, que será assegurada pelo município e encaminhado para a Unidade de Tratamento Biológico da Gesamb.

Segundo a nota enviada à redação da Campanário pelo Município de Évora, o projeto-piloto teve a sua candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). Através do mesmo pretende-se avaliar a qualidade do composto produzido, utilizando uma recolha seletiva e as potencialidades da mesma em termos de valorização, com claras vantagens na produção de um composto de elevada qualidade sem que isso represente um aumento nos custos da recolha dos resíduos indiferenciados.

O Município frisa ainda que este é o primeiro de três projetos que está a desenvolver com a Gesamb neste domínio, devendo os seguintes incidir sobre a recolha de resíduos diferenciados e sobre a recolha dirigida à restauração e hotelaria do Centro Histórico. Neste último caso, tal como foi referido pelo vereador, para intervir num ponto crítico da recolha de resíduos.

Populares