12 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Exclusivo: “Embaixada do Alentejo em Bruxelas” vai nascer em 2019, revela José Calixto (c/som)

Em declarações à Campanário, o Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC, José Calixto, revelou os detalhes de um projeto de promoção de toda a região, que vai nascer no próximo ano e que “é no fundo uma Embaixada que o Alentejo pretende criar em Bruxelas”, permitindo “a qualquer instituição do Alentejo poder ter uma reunião, poder apresentar um produto” e “ter uma aproximação muito maior às instituições comunitárias”, como o Parlamento e Comissão europeus, ou o Comité das Regiões, que “está situado a cerca de 100 metros do Parlamento”.

Esta plataforma torna-se assim, “numa forma de projetar todo o Alentejo”, sobretudo “num local onde se decide hoje muita coisa”. Por isso, “não fazia sentido que esta região (…) não tivesse esta possibilidade”, tendo noutras ocasiões que “inventar formas de poder criar notoriedade” e “de se promover”, ou “de negociar algum aspeto de algum processo diretamente em Bruxelas”, explica José Calixto.

Assim, afirma que “pensamos no primeiro trimestre do próximo ano, fazer um momento de apresentação desta embaixada do Alentejo em Bruxelas e a partir daí começar a trabalhar”. Sendo que “a equipa, de alguma forma, já está a trabalhar em projetos muito concretos e esta aproximação está a notar-se já numa série de dossiers que estão a ser tratados”, adianta.

Populares