13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Exposição do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul inaugurada no Palácio D. Manuel (c/fotos)

CM Évora

A Força Aérea, a Marinha e o Município de Évora juntam-se para assinalar os 100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Em Évora, as comemorações da efeméride iniciaram-se hoje, sexta-feira, com o descerramento de uma placa alusiva no edifício dos Paços do Concelho e a inauguração de uma exposição itinerante, patente no Palácio D. Manuel, até dia 31 de janeiro, conforme divulgado pelo município.

Carlos Pinto de Sá, Presidente da autarquia e o General Freitas, chefe de gabinete do Chefe de Estado Maior da Força Aérea, estiveram presentes em ambas as cerimónias.

As comemorações contam também com um concerto, de entrada livre, pela Banda da Força Aérea, no Teatro Garcia de Resende, no domingo, dia 23 de janeiro pelas 17 horas.

Recorde-se que a “A 30 de março de 1922 deu-se início à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo Almirante Gago Coutinho e pelo Comandante Sacadura Cabral a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro. Foi uma viagem bastante atribulada, na qual foram utilizadas três aeronaves. Depois de percorridas 4527 milhas em 62 horas e 26 minutos sobre o Oceano, os heroicos oficiais foram recebidos em festa pela população do Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922”, informa o sítio oficial da Marinha.

Fotos: CM Évora

Populares