9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Fábrica de nozes no Alentejo: Única em Portugal e na Europa pela sua dimensão.

A Nogam, empresa do grupo familiar Ortigão Costa – um grupo com mais de 60 anos de atividade no setor agroalimentar, inauurou no passado dia 18 de Junho a sua nova fábrica de processamento de nozes, na Herdade das Atafonas, em Torre de Coelheiros – Évora, onde tem também uma vasta plantação de nogueiras.

Esta unidade é única por ser a maior do Páis e da Europa, tendo em conta a sua dimensão.

Tem capacidade para produzir anualmente 6 mil toneladas de nozes e é a primeira unidade do país com todos os processos integrados.

Um investimento de cerca de 50 milhões de euros e veio dinamizar o mercado de trabalho na região alentejo. Já criou até ao momento 40 postos de trabalho mas pretende-se chegar aos 100.

Pretende substituir a importação feita ao mercado norte-americano nesta área, com diversas vantagens, nomeadamente a nível da qualidade e da produção sustentável.

Com as duas primeiras fases do projeto já estão em funcionamento – de viveiro (de plantas de nogueira) e de exploração agrícola, o Grupo Sogepoc avançou em junho  para a fábrica de processamento .

A área de processamento é de 647 hectares (477 hectares de nogueiras e 170 hectares de amendoeiras) em São Manços,Évora, e em Veiros, Estremoz, o que “incentivará fortemente o crescimento da produção de nozes” no país.

Aqui será feito o “descasque de nozes e a produção de derivados inovadores, como o óleo de noz ou leite de noz”.

Um projeto direcionado, sobretudo, para a exportação mas que traz consigo um forte impato para a economia local.

Ana Rocha

Populares