Imprimir esta página

Evora

Faleceu D. Maurílio de Gouveia, Arcebispo emérito de Évora

Regional 19 Mar. 2019

O arcebispo D. Maurílio de Gouveia, que chefiou a diocese de Évora durante 27 anos, morreu esta terça-feira, 19 de março, no Funchal, de onde era natural e para onde voltou depois de ter saído de Évora. D. Maurílio Gouveia tinha 86 anos, anunciou a diocese madeirense, onde residia o prelado. 

D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia, nasceu a 5 de agosto de 1932 em Santa Luzia, no Funchal; cumpriu a sua etapa vocacional no Seminário Diocesano do Funchal e foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1955. 

Aos 22 anos seguiu para Roma, para prosseguir os seus estudos, e formou-se em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, tendo tirado também uma pós-graduação em Teologia Pastoral, na Pontifícia Universidade Lateranense. 

A 17 de outubro de 1981, aos 49 anos de idade, chegou para D. Maurílio de Gouveia a nomeação como arcebispo de Évora, por intermédio do Papa João Paulo II, sucedendo a D. Frei David de Sousa. 

Ao longo dos 26 anos em que tomou conta dos destinos da arquidiocese alentejana, D. Maurílio de Gouveia destacou-se pelo empenho pastoral, assumindo como pioneiro num trabalho de proximidade com as comunidades católicas locais. 

A Rádio Campanário endereça as mais sentidas condolências à família.