14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Falta de acesso à mamografia pode ser a causa da elevada taxa de Cancro da Mama no Alentejo”, diz Vitor Rodrigues, responsável da LPCC (c/som)

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) de Norte a Sul do País apresentou os dados dos rastreios ao cancro da mama que revelaram o Alentejo como a região em que se encontraram mais casos diagnosticados.

A Rádio Campanário falou com o responsável da Liga, do Núcleo Regional do Sul, Vitor Rodrigues, que explica este resultado com “a possível falta de acesso à mamografia. O exame não é feito e o rasteio, que já existe há algum tempo e tem ganho a confiança das pessoas e está bem organizado com a grande colaboração dos centros de saúde, acaba por encontrar mais casos de cancro”.

Vitor Rodrigues salientou ainda que” os três fatores são muito importantes para salvar vidas, a realização dos rastreios pela Liga, a excelente colaboração dos centros de saúde e a grande participação das mulheres que cada vez mais se preocupam com a prevenção”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Cancro%20mama_vitor%20rodrigues_25set.MP3{/play}

O próximo mês de outubro é o mês Internacional de Prevenção de Cancro de Mama, estimam-se que na Europa surjam todos os anos 430 000 novos casos e que uma em cada dez mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.

Populares