Ourique

Falta de capacidade de investimento leva autarquia de Ourique a ceder gestão da água em baixa

Imagem de Arquivo Imagem de Arquivo D.R.
Publicado em Regional 23 julho, 2019

A Assembleia Municipal de Ourique aprovou, por maioria, a adesão a uma parceria pública para cedência da gestão da distribuição da água e o saneamento dos efluentes residuais em baixa no concelho.

A proposta havia sido aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Ourique, com os votos do PS e do PSD, e continuou a ter o voto favorável do PS na Assembleia Municipal, mas teve a abstenção dos três eleitos do PSD e o voto contra da CDU.

Segundo o município alentejano, o fornecimento de água em alta no concelho é feita pela Águas Públicas do Alentejo, ao abrigo de uma parceria pública com os municípios do Baixo Alentejo. Contudo a gestão da água em baixa cabe ao município de Ourique, que “sozinho não pode aceder aos fundos comunitários para melhorar a sua rede” nem tem “recursos financeiros para fazer os investimentos necessários, sem desequilibrar as contas municipais”.

Em Ourique o abastecimento em baixa é, por regra, “antigo e regista um elevado nível de perda de água na distribuição. São perdas na ordem dos 40%, 50% ou 60% por ruturas e fragilidades do sistema”, água que não chega aos consumidores por se perder mas que o município paga ao fornecedor.

A solução encontrada pela autarquia alentejana foi a cedência da gestão, permitindo através da parceria pública efetuar “candidaturas e fazer as obras necessárias” no concelho, tais como o reforço da fiabilidade do sistema de abastecimento de água e do saneamento de águas residuais na sede de concelho e freguesias.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31