Ourique

Falta de médicos do Centro de Saúde preocupa Município de Ourique

Publicado em Regional 02 julho, 2019

A autarquia de Ourique mostra-se preocupada com a falta de reforço médico do Centro de Saúde, depois de a médica que exercia funções de direção da unidade de saúde ter comunicado a aposentação e dos sucessivos concursos que têm ficado desertos.

Segundo a autarquia alentejana, apesar dos esforços realizados “persistem situações de bloqueio que resultam de fatores estruturais como a fragilidade da atratividade dos territórios rurais e do interior para os profissionais médicos e a insuficiência dos incentivos”.

O município de Ourique garante em comunicado que o “há muito que tem reafirmado junto do Governo, da Administração Regional de Saúde do Alentejo e da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo a necessidade de concretizar respostas que correspondam às necessidades das pessoas e de um território vasto” e sublinha que a autarquia “se tem disponibilizado para participar na concretização de soluções que reforcem os serviços do SNS à população de Ourique”.

Em resposta às exigências da autarquia alentejana, a tutela explica que “os procedimentos concursais têm sido abertas vagas para o Centro de Saúde de Ourique que têm ficado desertos”, contudo no concurso que ainda decorre para a colocação de recém-especialistas com possibilidade de recurso a incentivos “foi aberta uma vaga, que também não foi preenchida”.

Mais, garante a tutela ao município que “os responsáveis distritais, regionais e nacional do Serviço Nacional de Saúde estão a desenvolver esforço para suprir a vaga gerada pela aposentação através da contratação direta de um profissional, da deslocação de um profissional a tempo parcial ou da mobilidade interna de um profissional presente nas imediações de Ourique”.

O Centro de Saúde de Ourique, integra-se na Rede de Cuidados de saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, tendo 5497 utentes inscritos. Atualmente o quadro de pessoal desta unidade é composto por metade dos médicos que deveria ter (4), menos um enfermeiro e um assistente técnico.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30