Alentejo

FCT, PT Space, ESA e Unbabel lançam competição global de IA e Tecnologias do Espaço para combater questões ambientais

Regional 04 Nov. 2019

•Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Agência Espacial Portuguesa (PT Space), Agência Espacial Europeia (ESA) e Unbabel Labs lançam o AI Moonshot Challenge, uma competição mundial que oferece 500 mil euros a quem desenvolver soluções para os problemas ambientais, utilizando Inteligência Artificial (IA) e novas tecnologias espaciais emergentes.

•É a primeira competição mundial que combina IA e tecnologias espaciais emergentes para encontrar soluções para resolver problemas complexos no âmbito das alterações climáticas em termos de deteção, localização e monitorização de resíduos nos Oceanos.

•Equipas terão acesso a recursos de IA, dados de observação da Terra a partir de constelações de satélites e capacidades de supercomputação.

•Os vencedores apresentarão a sua solução no Web Summit 2020.

 

Depois do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, ter anunciado o AI Moonshot Challenge na cerimónia de abertura do Web Summit 2019, o Governo e os parceiros envolvidos no projeto, apresentaram hoje os detalhes do projeto em conferência de imprensa.

Desenhado para criar mudanças sociais positivas em larga escala, o AI Moonshot Challenge desafia equipas de todo o mundo a resolver problemas ambientais complexos através da Inteligência Artificial (IA) ​​e outras tecnologias espaciais emergentes.

Cinquenta anos depois da humanidade ter dado o seu grande passo no espaço, o AI Moonshot Challenge abre a oportunidade para que talentos de todo o mundo possam utilizar a tecnologia e os dados para encontrar soluções para os problemas mais prementes aqui na Terra. Nesse sentido, ao atrair e apoiar o desafio de encontrar soluções ambiciosas de mudanças em larga escala, esta competição posicionará Portugal e a Europa na vanguarda da Inteligência Artificial e das tecnologias espaciais emergentes.

A edição inaugural vai concentrar-se na Gestão de Resíduos e Sustentabilidade, nomeadamente na deteção, localização e monitorização de resíduos marítimos à escala planetária. O desafio será combinar fontes massivas de dados de uma variedade de sensores de diferentes tipos, incluindo dados de observação da Terra, para identificar resíduos marítimos ao longo da coluna de água (flutuantes e não flutuantes). Equipas de todo o mundo vão competir para encontrar a melhor solução para esse desafiante e complexo problema ambiental, aplicando técnicas avançadas de Inteligência Artificial para analisar grandes quantidades de dados.

Ao fornecer acesso a ferramentas de IA e recursos de supercomputação, a competição irá atrair diversos participantes, incluindo estudantes, Startups, centros de investigação e universidades. 

O pré-registo abre oficialmente hoje, em moonshotchallenge.ai, onde os participantes também podem encontrar um calendário detalhado.  A partir de janeiro de 2020, os participantes terão nove meses para desenvolver, experimentar e validar as suas soluções de IA com recurso a grandes quantidades de dados da Terra.

Os vencedores serão anunciados em novembro do próximo ano, na Web Summit 2020, e receberão um prémio de 500 mil euros para formar uma equipa de especialistas e realizar pesquisas adicionais em Portugal por um período de até dois anos.

O AI Moonshot Challenge é o resultado de uma parceria única entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Unbabel Labs, a equipa de projetos disruptivos da Unbabel. Esta parceria será desenvolvida em estreita colaboração com o Minho Advanced Computing Center (MACC) e é promovida através da Agência Nacional de Inovação (ANI).

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30