11 Ago. 2022
 
3 p’rás 5
15:00-17:00

Evora

Feira de São João em Évora arrancou ontem(c/fotos)

Regional Escrito por  24 Jun. 2022

Dois anos depois, a tradicional Feira de S. João, uma organização da Câmara Municipal de Évora, juntamente com um sem número de entidades e agentes locais e regionais, abriu, ontem, as suas portas tendo como pano de fundo a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura.

A decorrer até ao dia 3 de julho, a Feira de S. João, conforme informação divulgada pelo município de Évora, uma das poucas que se realiza no país com estas características, era esperada por todos com muita expectativa “depois de um período de dois anos em que, devido às circunstâncias sanitárias, não foi possível concretizá-la”, salientou o autarca de Évora durante a cerimónia oficial de abertura.

Junto ao stand Évora 2027 – Cidade Candidatada a Capital Europeia da Cultura, Carlos Pinto Sá lembrou que, infelizmente, o Covid-19 ainda não desapareceu, mas, salvaguardadas todas as questões, foi “possível edificar este certame que agora estamos a inaugurar e que era desejo de todos nós”.

“Apesar de tudo, e de se ter equacionado a dada altura a sua não realização, julgo que conseguimos reunir todas as condições para que se possa usufruir da Feira de S. João em segurança”.

O edil eborense, que falava perante uma plateia composta pelos representantes das principais entidades, públicas e privadas, do concelho e região, para além de diversos elementos de juntas de freguesia, Câmara Municipal e Assembleia Municipal, lembrou ainda a forte aposta da autarquia no programa do Palco Principal da Feira, “procurando-se, desta forma, satisfazer o gosto musical de todos e ser também um pólo de atratividade”.

“Permitam que faça um destaque particular ao concerto de Milton Nascimento, esse nome grande da música brasileira, que irá encerrar em Évora a sua última tournée mundial”.

A Feira de S. João, que se divide entre o Rossio de S. Brás, o Parque Infantil, o Jardim Público e a Horta das Laranjeiras, volta a oferecer uma enorme variedade de temáticas, entre culturais, desportivas, sociais, económicas e gastronómicas, ao ponto de ser “difícil alguma pessoa não encontrar alguma coisa ao seu gosto”, disse.

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, referiu ainda que a feira deste ano procura ser de “transição. Começámos por renovar a imagem e todo o layout da feira, tendo como pano de fundo aquilo que era a tradicional feira de há anos a esta parte, mas gradualmente queremos ir renovando o certame”.

“Não temos a pretensão de o fazer de ‘um dia para o outro’, mas temos a capacidade de, a pouco e pouco, e com a contribuição de todos, conseguirmos modernizar esta Feira, que diz muito, não só aos eborenses, mas também a muitos alentejanos e forasteiros que se habituaram a visitar-nos nesta altura do ano”.

A cerimónia oficial de abertura da Feira de S. João constou ainda de uma visita ao Espaço Criança, no Parque Infantil, onde os convidados puderam assistir ao espetáculo “O Ciclo do Pão”, seguindo depois para exposição “Mostra Gráfica: tipografia Secular da Feira de S. João”, patente ao público no Jardim Público, perto do Coreto.

Fonte/Fotos: Município de Évora

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31