A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo apresentou na passada terça-feira, 18 de junho, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do concelho que define as linhas de orientação a seguir e os projetos e ações a concretizar até 2025, de forma a desenvolver o município e atrair pessoas e investimentos.
As linhas orientadoras viram tornar este concelho alentejano num "território empreendedor, criativo, sustentável, inclusivo e capaz de fixar e atrair população, investimentos e visitantes", explicou o vereador do município José Guerra, citado pela Lusa.
Segundo o autarca as linhas orientadoras foram elaboradas “tendo em conta a realidade atual, as várias dimensões de desenvolvimento e os desafios do concelho, mas também o que é valorizado em termos de políticas públicas e comunitárias e as oportunidades de financiamento comunitário".
Para a elaboração do plano o Município agentes locais e envolveu quatro dezenas de pessoas em representação de várias entidades para que fossem definidas as linhas de orientação a seguir e propor projetos e ações a concretizar "num horizonte de seis anos".
José Guerra garante que "há uma forte probabilidade de uma boa parte dos projetos e das ações ser implementada" e que os projetos sejam concretizados "a maioria entre este ano e 2025", tendo em conta a disponibilidade de financiamento, quer da autarquia, quer de linhas de crédito nacionais ou internacionais.
No plano são identificados cinco eixos de intervenção e são traçadas 24 ações prioritárias, entre eles o os projetos Ferreira do Alentejo "Qualifica" para requalificação de localidades, "Valoriza" para valorização de comunidades e capital humano, "Acolhe" para atrair e fixar população, "AgriHub" para inovação agroalimentar, "Convida" para turismo, lazer e promoção territorial e "Em Rede" para cooperação territorial e institucional.
São ainda propostas ações como a requalificação urbana e de imóveis, o reforço da oferta de transportes coletivos, combate ao insucesso escolar, medidas de promoção de habitação, uma bolsa de recursos humanos, um programa municipal para fazer face a "desafios ambientais", unidades móveis de serviços públicos de proximidade e a fixação de famílias nacionais e de estrangeiros.
28 Jun. 2022 Regional
28 Jun. 2022 Regional
28 Jun. 2022 Regional
28 Jun. 2022 Regional
28 Jun. 2022 Regional
28 Jun. 2022 Regional
28 Jun. 2022 Regional
28 Jun. 2022 Regional
28 Jun. 2022 Regional
28 Jun. 2022 Regional