12.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Festival de Cinema Internacional HERITALES de Évora está nomeado para prémios do património

O Festival de Cinema Internacional HERITALES, que nasceu na cidade de Évora,  está entre os quinze finalistas dos “Heritage in Motion Awards”.

Os Prémios “Heritage in Motion” reconhecem projectos multimédia inovadores que promovem, exploram ou salvaguardam o património cultural da Europa.

Segundo avança o Tribuna Alentejo, o festival “exibe narrativas de natureza fílmica e gráfica, sejam películas, documentários, curtas-metragens, animação ou exposições de fotografia”, que tem como objetivo “refletir acerca do património cultural material e imaterial”.

“Para nós é essencial que a Europa Nostra esteja a valorizar com esta nomeação o trabalho que estamos a fazer há anos para consciencializar a população da importância de conservar os patrimónios locais e internacionais”, refere María Zozaya-Montes, investigadora do CIDEHUS.

“Precisamente, ter uma componente internacional na organização (o italiano Nicola Schiavotiello, o Greco Takis Sarantopoulos, o português Fernando Mendes, ou eu própria espanhola), leva-nos a considerar todos os patrimónios como próprios, e a promover a valorização como algo coletivo e diário, em todas as áreas do património cultural e natural”, acrescenta María Zozaya-Montes.

Entre os finalistas encontram-se onze países europeus. A cerimónia que anunciará os vencedores vai ter lugar a 21 de setembro.

O projeto HERITALES – Festival Internacional de Cinema do Patrimônio nasceu em 2016 na cidade de Évora (Portugal) com o objetivo de promover a divulgação do patrimônio através de diversos meios de comunicação, sendo a sétima arte o seu principal foco. Apresenta conhecimentos antropológicos de diferentes culturas através do cinema e do documentário, privilegiando a divulgação do património material e imaterial, os modos de vida, os costumes, a educação e as arquiteturas, transmitindo o sentido dos ritos para as comunidades e revelando os elementos que tornam as comunidades sustentáveis.

Fonte: Tribuna Alentejo/ HERITALES

Populares