Imprimir esta página

Alentejo Litoral

Festival do Litoral Alentejano vence prémio europeu

Regional Escrito por  20 Set. 2017

O Festival Músicas do Mundo, de Sines, venceu esta segunda-feira, dia 18 de setembro, o prémio da Plataforma Europeia de Festivais (EFFE), surgindo como o maior reconhecimento internacional alcançado pelo certame até ao momento, nas suas 19 edições.

De entre 715 festivais de várias áreas artísticas, de 39 países, aos quais foram atribuídos pela EFFE o “selo europeu de qualidade”, 26 festivais foram distinguidos como “festivais laureados”.

Na lista de laureados encontrava-se o Festival Músicas do Mundo (FMM), de Sines, e o Festival Walk&Talk, dos Açores. No passado dia 18 de setembro, foram eleitos por um júri internacional, em Bruxelas, seis vencedores, entre os quais o festival “cosmopolita” de Sines.

Para além do FMM, foram também premiados Altofest Internacional Contemporary Live Arts Festival (Itália), o European Film Festival Palic (Sérvia), Gdansk Shakespeare Festival (Polónia) e Utrecht Early Music Festival (Holanda), assim como o Edinburgh International Festival, na Escócia, que recebeu um prémio especial do júri.

A plataforma EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe) é uma iniciativa da European Festival Association, apoiada pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu.

No presente ano, festival organizado pela Câmara Municipal de Sines e que tem lugar todos os meses de julho, no concelho, já foi premiado no Iberian Festival Awards (Barcelona, Espanha), como Melhor Programa Cultural Ibérico, Melhor Festival e o Festival com Melhor Promoção Turística em Portugal.