14.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Fico muito satisfeito que no Alentejo haja uma instituição com a qualidade da Univ. Évora que é hoje um centro do conhecimento”, diz Alexandre Quintanilha (c/som e fotos)

O cientista Alexandre Quintanilha recebeu esta segunda-feira (25 de março), o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa.

A RC esteve presente, e falou com Alexandre Quintanilha, que se demonstrou “muito satisfeito” por existir “no centro do Alentejo uma instituição universitária com esta qualidade e que traz não só investigadores de todo o mundo, como treina jovens que depois podem ir trabalhar para qualquer sítio do mundo”.

Descrevendo o Alentejo como “uma das regiões mais belas do mundo”, o cientista e deputado do PS, aponta a Universidade de Évora como “um centro do conhecimento”.

“Nunca pensei que me iam conceder este doutoramento honoris causa, é uma honra muito grande”
Alexandre Quintanilha

Sobre a evolução da ciência em Portugal, afirma que nos últimos 30 anos, o país “conseguiu sair da cauda da Europa e estar acima da média europeia”.

O desenvolvimento científico “não é fácil num país que durante muito tempo tinha medo do conhecimento”, aponta, recordando os 300 anos de inquisição e 50 de ditadura.

O cientista defende a importância de um doutoramento “para fazermos o que quisermos, e não ficarmos à espera de ficar no mesmo sítio o resto da vida”.

Populares