13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Filme português “Salgueiro Maia, o implicado” estreia no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz

A 22 de julho estreia-se em Espanha, no âmbito do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, o filme português Salgueiro Maia, o implicado.

Salguerio Maia, o implicado, dirigido por Sérgio Graciano, estreou-se nos cinemas em Portugal no mês de Abril e já é o filme português mais visto do ano.

Trata-se de uma biopic de Fernando José Salgueiro Maia (Castelo de Vide, 1944-Santarém 1992), personagem chave da Revolução dos Cravos. O homem que, sem um único tiro, comandou a coluna militar que cercou o Quartel do Carmo levando à rendição da ditadura salazarista, naquele momento nas mãos de Marcelo Caetano.

Antes da projeção do filme, a 22 de julho, pelas 20:00 horas (hora local), no Teatro López de Ayala de Badajoz, terá lugar a apresentação do filme pelo escritor e jornalista António de Sousa Duarte, autor da biografia “Salgueiro Maia, um homem da Liberdade”, livro que serviu de inspiração para o filme.

Quatro curtas-metragens portuguesas a concurso

Na 28ª edição do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz (FIC) concorrem quatro curtas-metragens portuguesas. Três foram selecionadas para a secção oficial do Festival: “Nada nas mãos”, do diretor Paolo Marinou-Blanco; “O lobo solitário”, dirigida por Filipe Melo e “Luz de presença” de Diogo Costa Amarante.

No Festival dos Miúdos, secção dirigida ao público infantil e juvenil, será projetada a curta-metragem de animação “Amo-te cigarra” de Francisco Lança.

Para encerrar o Festival, a Orquesta da Extremadura oferecerá no sábado, 23 de julho, um concerto dedicado a bandas sonoras épicas.

O Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, que decorre de 19 a 23 de julho, é um certame de referência no âmbito das curtas-metragens na Península Ibérica. Esta 28ª edição do FIC está patrocinada pela Junta de Extremadura, Diputación de Badajoz e Cafés Delta.

Cartel 28º FIC 2022

Populares