Campo Maior

Fortificação Abaluartada de Campo Maior inaugurada este sábado (c/vídeo)

Regional 15 Jul. 2021

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) apresentou uma candidatura ao Alentejo 2020 em parceria com o Município de Campo Maior que assumiu a componente nacional para as obras de Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, Monumento Nacional afeto à DRCAlentejo, num investimento comunitário de cerca de 5 milhões de euros, conforme comunicado enviado à nossa redação.

Após a sua conclusão as mesmas serão inauguradas no próximo sábado, dia 17 de julho.

A cerimónia terá lugar no Baluarte de São Sebastião, a partir das 18h00, e será presidida pelo Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro e pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, com a presença do Presidente do Município de Campo Maior, João Muacho e da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre representantes de outras entidades oficiais.

A intervenção efetuada teve por finalidade a recuperação, com conservação e reconstrução, de cerca de 1600 m da muralha abaluartada moderna a Sul e Poente de Campo Maior, bem como a recuperação das edificações do interior do castelo medieval e adaptação de espaços para fruição publica. A requalificação em causa pretende preservar, valorizar e salvaguardar uma das mais importantes fortificações do Alto Alentejo inserida num vasto conjunto de fortalezas da região fronteiriça da raia, constituído por exemplares únicos de arquitetura militar do passado que testemunha séculos de história. Pretende também contribuir para a promoção da região em termos culturais e turísticos, bem como para o desenvolvimento económico do interior.

O programa institucional da sessão contempla, entre outras iniciativas, um passeio pela Fortificação, visita ao Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada e ao interior do Castelo, intervenção das Entidades Oficiais e, a partir das 21h30 um programa de animação cultural, em 5 espaços diferentes, ao longo da muralha de Campo Maior, com a atuação em simultâneo de vários grupos ao longo da noite. A finalizar, às 23:30H, terá lugar um espetáculo piromusical que vai envolver a totalidade dos 1600 metros de muralha intervencionada e que poderá também ser visto online, através da página de Facebook do Município de Campo Maior.  

Link do vídeo: 

https://www.facebook.com/Municipio.Campo.Maior/videos/170672591788378/

 

Foto: enviada pelo município

Joana Freitas

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31