7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

França considera novo encerramento da fronteira com Espanha

Foto: Dicas de Lisboa

Devido ao aumento de casos de COVID-19 em Barcelona, os habitantes forma aconselhados a ficar novamente em casa, situação que está a preocupar o governo francês.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, já afirmou que “não descarta a possibilidade de fechar de novo a fronteira” com Espanha, avança o Diário de Notícias (DN).

“Por agora, a situação local não é grave, mas devemos estar vigilantes e discutir o problema com as autoridades espanholas”, afirmou o primeiro-ministro francês à imprensa regional francesa dos Pirenéus Orientais, declarações depois citadas no diário espanhol ABC.

“Os números de Barcelona são muito piores do que aqueles que observamos em França”, disse Jean Castex, não escondendo que a questão o preocupa. “Inquieta-nos e devemos discutir o problema com as autoridades espanholas”, reafirmou.

O agravamento do número de casos de COVID-19 em Espanha esteve em destaque este sábado nos media franceses, que mostraram imagens de milhares de veículos a sair de Barcelona, depois de o Governo regional da Catalunha ter aconselhado os habitantes da capital catalã, a permanecerem em casa e a saírem apenas em caso de necessidade.

Na ocasião, a porta-voz do executivo regional, Meritxell Budó, apelou igualmente aos cidadãos da área metropolitana de Barcelona para não irem passar o fim de semana a segundas residências, e anunciou também o encerramento de cinemas, teatros e discotecas, e a proibição de reuniões com mais de dez pessoas, assim como as visitas a lares.

Estas medidas que devem vigorar nos próximos 15 dias pretendem travar o aumento de novos casos da infeção pelo Sars-cov-2 na região.

Populares