Evora

Frescos com mais de 400 anos da Igreja da Misericórdia de Évora são estudados pela primeira vez

Publicado em Regional 25 outubro, 2018

As obras de conservação e restauro da Igreja da Misericórdia de Évora puseram a descoberto pinturas murais com mais de 400 anos, que terão sido pintadas ainda na segunda metade do século XVI.  Conduto, quando forem concluídos os trabalhos, os frescos voltarão a ficar escondidos atrás das telas. Porém, os visitantes irão encontrar uma nota museológica, com informação descritiva e fotográfica, para que não voltem a cair no esquecimento.

Segundo declarações do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora, Francisco Lopes Figueira, à agência Lusa, na passada quarta-feira, 24 de outubro, que desde a década de oitenta que os frescos “já eram conhecidos, mas nunca tinham sido estudados ou tratados”, encontrando-se “escondidos” atrás de telas barrocas. Aliás,

Agora, as pinturas voltaram a “ver a luz do dia” e foram alvo de conservação e limpeza, graças às obras no edifício. “São sete pinturas murais, a fresco, ao longo das paredes laterais da nave principal da igreja”, datadas da segunda metade do século XVI, ou seja, “da mesma altura da construção” do edifício, explicou o provedor.

Também o conservador restaurador de pintura mural responsável pela intervenção nos frescos da igreja, José Artur Pestana, explicou à Lusa que estamos perante “um belíssimo conjunto”, cuja autoria ainda está a ser estudada e comprovada cientificamente. Mas, fica a certeza de que “a pintura é de muito boa qualidade”.

Porém, os frescos que devem as suas condições de preservação, em parte, ao facto de estarem encobertos, voltarão a ser “escondidos”, quando terminarem as obras da Igreja da Misericórdia, apoiadas por fundos comunitários, envolveram trabalhos no exterior e interior do edifício, classificado como imóvel de interesse público desde 1983.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31