02 Out. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Evora

Fundação Eugénio de Almeida forma jovens voluntários para a Europa!

Regional Escrito por  Nota de Imprensa 22 Set. 2022

 

Realizou-se nos dias 9 e 10 de setembro 2022 a primeira sessão, do projeto YEVE – Young European Volunteers for Europe, na qual foram capacitados 6 jovens alentejanos, assim como foi constituída a jovem equipa que terá como objetivos divulgar os valores Europeus e a Europa na nossa região..
Em Alandroal onde decorreu o bootcamp, os jovens foram recebidos por Henrique Sim-Sim, coordenador da área social e de desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida e por João Grilo, Presidente da Câmara de Alandroal.

No decorrer dos trabalhos, os jovens tiveram a oportunidade de contactar com Alexandra Correia do Centro Europe Direct da ADRAL, com Marcos Nogueira representante do Alentejo em Bruxelas e Pedro Valente da Silva, Diretor do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Para Henrique Sim-Sim “ este tipo de projetos dá aos jovens uma oportunidade de conhecerem e valorizarem a União Europeia, contribuindo para se sentir parte deste projeto maravilhoso, conhecendo os seus valores, os seus direitos e também a forma de funcionar desta estrutura. É também uma forma para melhor projetarem um novo futuro para si e para a sua comunidade local, no contexto europeu”.

O objetivo geral do YEVE é apoiar os jovens, especialmente os jovens com menos oportunidades, provenientes de meios desfavorecidos e diversificados, a adquirir conhecimentos e competências relevantes a fim de se tornarem cidadãos ativos e empenhados e de se tornarem atores da mudança. Mais especificamente, YEVE visa encorajar e facilitar o envolvimento ativo dos jovens cidadãos europeus com idades entre os 16-30 anos na construção de uma democracia europeia vibrante e sensibilizar os jovens para a forma como a União Europeia funciona e para o papel democrático do Parlamento Europeu e capacitando-os para se tornarem cidadãos ativos.

YEVE pretende alcançar estes objetivos através da realização de uma série de sessões de formação, para um grupo de 42 jovens (16-30 anos) provenientes de 7 estados-membros diferentes: Bulgária, Croácia, França, Itália, Portugal, Roménia e Espanha. 6 jovens virão de cada Estado membro. Estas sessões ensinar-lhes-ão como funcionam as instituições e a elaboração de políticas da UE e como podem envolver-se com ela e moldar o futuro da União.

As sessões de formação serão uma mistura de formação online e presencial. Além disso, algumas das sessões serão realizadas nos respetivos grupos nacionais e outras num grupo internacional onde todos os 42 jovens estão juntos.

Quando o programa terminar, os jovens continuarão a usar a sua influência e redes sociais informando sobre o que a UE faz e como funciona a outros jovens e na sua comunidade, permitindo que mais jovens se envolvam com as instituições da UE, por exemplo, votando nas eleições para o Parlamento Europeujá em 2024.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31