07 Ago. 2022
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Radio Campanario

Alentejo

Beja

Mertola

Fundação para a Ciência e a Tecnologia apoia bolsas de doutoramento em Mértola

Regional Escrito por  17 Jun. 2022

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vai financiar 20 bolsas de investigação para doutoramento na nova Estação Biológica de Mértola, no distrito de Beja, foi hoje anunciado.

O protocolo, assinado na terça-feira, entre a FCT e a Associação Estação Biológica de Mértola (AEBM), que gere o projeto, prevê o apoio a 20 bolsas de doutoramento em domínios como a biodiversidade ou a agroecologia.

“São estes protocolos que dão substância ao projeto da Estação Biológica”, que será “muito importante para o desenvolvimento do território”, disse à agência Lusa Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola, entidade que preside à assembleia-geral da AEBM.

Segundo o autarca, “a primeira fase de candidaturas a este programa doutoral irá abrir ainda no decurso deste ano”, permitindo a chegada ao município alentejano de “massa crítica” com “capacidade intelectual, académica e científica”.

“Temos de ter a coragem de perceber que a ciência é fundamental para o desenvolvimento dos territórios” e “ter 20 doutorandos em Mértola a estudar e a investigar, obviamente, será uma mais-valia para o território”, acrescentou.

A Estação Biológica de Mértola é uma iniciativa do municíopio e representa um investimento avaliado em cerca de 3,6 milhões de euros, com financiamento comunitário garantido através do programa operacional regional Alentejo 2020.

O projeto será desenvolvido nos antigos celeiros da EPAC em Mértola, na margem esquerda do rio Guadiana, e inclui a criação de uma Galeria da Biodiversidade e de uma nova área para as reservas do arquivo e do museu municipais, que custarão mais 3,7 milhões de euros.

De acordo com a autarquia, os objetivos passam, entre outros, por “promover a transferência de conhecimento e tecnologia de suporte a uma estratégia de transição agroecológica para o território” e “contribuir para a conservação da biodiversidade da fauna e flora do Mediterrâneo”.

C/Lusa

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31