Evora

GAITEC celebra primeiro ano na Universidade de Évora

Regional 11 Dez. 2019

No dia 10 de dezembro celebrou-se, na sala dos docentes da Universidade de Évora (UÉ), o primeiro ano da criação do GAITEC, o Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação. Esta iniciativa teve o principal objetivo de informar investigadores, estudantes e empreendedores acerca dos programas e redes de apoio que podem propulsar a concretização de projetos.

O GAITEC nasceu como resposta à necessidade de criar uma ponte de ligação entre a UÉ e a Sociedade, através da valorização e transferência do conhecimento produzido. De acordo com Soumodip Sarkar, Vice-Reitor para o Empreendedorismo e Inovação da UÉ, “o principal objetivo do GAITEC é apoiar os estudantes na procura do seu primeiro emprego e/ou na criação da sua própria empresa, através de medidas como a organização de sessões de recrutamento, workshops, apoio aos estágios, facultando assim novas valências aos estudantes da UÉ e contribuindo para a aquisição de conhecimento e bases de apoio aos jovens”.

No âmbito desta iniciativa, criou-se um espaço de debate onde vários convidados, alguns representantes de empresas portuguesas, refletiram sobre o que procura atualmente um empregador.  Prevaleceu a opinião comum de que uma formação sólida é essencial, mas sempre associada ao domínio das soft skills, tais como o saber trabalhar em equipa, a disponibilidade, a humildade e, principalmente, a vontade de não só integrar um projeto, mas também de acrescentar valor pessoal ao mesmo. E é neste sentido que a UÉ procura preparar os seus estudantes, inserindo cadeiras como a de Empreendedorismo e Inovação nos planos de estudo, que se encontra, entre outras, na licenciatura de Gestão. No âmbito desta cadeira nasceu a aplicação de telemóvel “Diy Closet”, que permite aos utilizadores customizar roupa à medida. Esta aplicação foi criada por três estudantes do terceiro ano da licenciatura em Gestão da UÉ, Inês Carvalho, Maria Inês Romero e Tiago Ferro, ganhadores do Prémio ao melhor trabalho de Empreendedorismo e Inovação.

A abertura da sessão da tarde esteve a cargo de Ausenda Balbino, Vice-Reitora da UÉ, que frisou que “os estudantes são a razão de ser das universidades” e, por isso, “é obrigação da UÉ facultar-lhes as ferramentas necessárias para que possam inovar e ser empreendedores, o que os levará a ser melhores profissionais”.  

Foi também entregue o prémio ID@Aplicada, uma forma de valorizar o conhecimento produzido, atribuído ao MARÉ, Centro das Ciências do Mar e do Ambiente.

A sessão contou ainda com a presença dos Vice-Reitores das Universidades de Aveiro, Porto e Beira Interior, Eduardo Anselmo de Castro, Hélder Vasconcelos e José Páscoa Marques, respetivamente, e com a Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa, Isabel Rocha. Nesta mesa redonda com Filipe Soutinho, Diretor-Geral da TechMinho, na qualidade de moderador, os convidados debateram acerca dos desafios atuais das universidades enquanto transmissoras de conhecimento.

Para fechar o dia, decorreu a apresentação do novo portal da Universidade de Évora. A Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, expressou o seu otimismo reforçando que “o lançamento do novo portal surge como resposta ao objetivo de passar uma imagem mais moderna da UÉ ao mundo, procurando que tenha mais visibilidade e que capte mais atenção”. O lançamento está previsto para o dia 2 de janeiro de 2020.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31