14.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Gavião: Detetado surto de covid-19 em lar de Belver (Gavião) após administradas as duas doses da vacina

Foto: CSB

Foi detetado um surto de Covid-19 na Residência Sénior de Belver, no concelho de Gavião, com 32 infetados, após a segunda toma da vacina contra o SARS-CoV-2.

Segundo avança a SIC Notícias, entre os infetados do Centro Social Belverense, estão 31 utentes e uma funcionária, sendo que estão quase todos assintomáticos.

O alerta da Covid-19 surgiu quando uma utente revelou sintomas três dias depois da segunda dose da vacina, no dia 31 de janeiro. Posteriormente, uma bateria de testes rápidos revelou 23 utentes infetados, aos quais se somaram mais 8 após a confirmação com teste PCR, informa a SIC Notícias.

É de notar que, mesmo após a conclusão da vacinação contra a Covid-19, o surto está a ser manuseado segundo as normas da DGS, que dita o isolamento dos utentes positivos. A instituição critica que o surto tenha sido validado apenas com testes rápidos e que os testes PCR de fiabilidade laboratorial só tenham sido feitos aos casos negativos da bateria inicial.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) refere que foram seguidas as normas em vigor e emanadas pela autoridade de saúde pública no tratamento deste surto. No entanto, segundo a SIC Notícias, o delegado de Saúde do concelho do Gavião, pronunciou-se acerca deste surto poder ser estudado.

Mesmo sem o tempo previsto para a total imunidade desde a segunda dose até à chegada das infeções, estas pessoas já contarão com proteção acrescida por ação da vacina.

 

Populares