Gaviao

Gavião: Novos Passadiços da Rota da Sirga perturbam abutres e impedem nidificação!

Regional 10 maio 2022

Passadiço da Rota da Sirga perturba abutres, que já não nidificaram este ano no Gavião

Tal como a Rádio campanário noticiou no passado mês de março, foi inaugurado o Percurso Pedestre 8 intitulado de Rota da Sirga.

A criação destes novos passadiços estão agora envoltos em polémica. De acordo com a notícia avançada pelo Médiotejo, o Biólogo Carlos Pacheco vem agora criticar a criação deste novo percurso pedestre por considerã-lo prejudiciais ao ambiente.

De acordo com a mesma fonte, estes passadiços vêm “perturbar” a nidificação dos grifos e o abutre-do-egipto, uma vez que, como refere o Biólogo,  desapareceram sinais de qualquer nidificação nos 22 ninhos de uma colónia de grifos ali existente, com três núcleos, e noutro de um casal de abrute-do-egipto – espécie ainda mais rara nestas paragens, pois só nidifica em zonas inóspitas e tranquilas.

O Presidente da Câmara de Gavião, questionado pelo Médiotejo se foi elaborado algum estudo de impato ambiental para a construção do mesmo, deu conta que "não , porque não era obrigatório."

Certo é que, de acordo com a notícia avançada, nas escarpas junto ao Tejo, no concelho de Gavião, nesta primavera não há ovos nem crias em nenhum dos 22 ninhos de grifos identificados pelo Instituto de Conservação da Natureza, bem como no de um (raro) casal de abutre-do-egipto.

Leia a notícia completa em médioTejo

Foto: MédioTejo

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30