16 maio 2022
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00

Gavião: Saboeiros de Belver uma tradição que se perdeu no tempo

Gavião: Saboeiros de Belver uma tradição que se perdeu no tempo Life cooler
Regional 24 Out. 2021

A saboaria era a arte que predominava em Belver, concelho de Gavião distrito de Portalegre, que se foi perdendo ao longo dos anos.

As Casas de Sabão Mole, como eram chamadas, eram pequenas fábricas familiares, cuja tradição ia passando de geração em geração. “Após embalado em sacas próprias de sarja e serapilheira, o sabão era utilizado sobretudo em lavagem de roupas e tecidos. Transportado para fora do concelho por almocreves, que se deslocavam em burros, quando as distâncias eram maiores, o sabão mole era transportado pelo rio Tejo em barcaças”, conforme informação divulgada na página do município de Gavião.

Segundo avançado pelo Gerador, o ofício persistiu até à primeira metade do século passado. A decadência do produto foi acontecendo aos poucos, motivada pela modernização do setor. “Foi-se descobrindo novas formas de fazer sabão e novos artigos”, diz Diogo Ferreira, que conta ser esse o motivo para o sabão mole deixar de ser produzido na primeira metade do século XX.

Atualmente, a produção de sabão mole é apenas uma memória longínqua, conservada nas paredes do museu. Fundado em 2013, o Museu do Sabão de Belver nasceu precisamente para relembrar uma tradição que já não se pratica. “Já não há ninguém que faça sabão mole na vila”, lamenta Diogo Ferreira, que explicou não existirem sequer vestígios do edifício da Real Fábrica de Sabão. O sabão mole de Belver é hoje um mito, e a sua receita exata, um mistério que não será mais decifrado. “Quem sabia fazê-lo eram, muitas vezes, pessoas analfabetas que não tinham como deixar registos”, explica o responsável. Apesar disso, o espaço recebe “cerca de 4 mil visitantes por ano”, realiza exposições (de outros tipos de sabonetes e sabões produzidos em Portugal), visitas guiadas e workshops dedicados ao tema. Instalado no edifício onde antigamente funcionava uma escola primária, o Museu do Sabão é apresentado como um dos quatro museus do mundo que é dedicado a este produto tão tradicional.

Fonte: Gerador 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31