7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo aprova isenção fiscal até 16,7 milhões de euros a investimento da mineira Somincor no Alentejo

O Conselho de Ministros aprovou, na passada quinta-feira (18 de outubro), as minutas dos contratos fiscais de investimento de quatro empresas, entre eles o contrato com a Somincor que gere e visa duplicar a produção nas minas de Neves-Corvo, em Castro Verde, no distrito de Beja.

De acordo com uma nota enviada pelo Governo, os contratos pressupõem um investimento conjunto que fica próximo dos 400 milhões de euros, para os quais está prevista a criação de 377 novos postos de trabalho.

O contrato da Somincor implica um investimento de 256,6 milhões de euros a criação de “38 postos de trabalho até 31 de Dezembro de 2021 e a manutenção de todos os postos até 31 de Dezembro de 2027”, refere o comunicado do Conselho de Ministros.

Com o montante anteriormente referido, este contrato com a mineira que labora no Baixo Alentejo surge como o mais volumoso, dos quais vai receber um crédito fiscal em sede de IRC de 9% e uma isenção em sede do Imposto do Selo até ao montante máximo de 16,7 milhões de euros.

À semelhança de outros projetos, o investimento da empresa canadiana Lundin Mining, dona da mineira Somincor, para duplicar a produção de zinco em solo alentejano já era conhecido, tal como a RC havia noticiado à data.

Populares