×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

COVID19

Governo decide hoje a 3ª fase do desconfinamento. Processo de reabertura pode ser travado

Regional 15 Abr. 2021

O Governo deverá aprovar hoje novas medidas para a terceira fase do plano de desconfinamento.

No plano inicial de desconfinamento, apresentado pelo governo no passado dia 11 de março, constam medidas como o regresso das aulas presenciais no ensino secundário e superior e a reabertura de restaurantes, pastelarias, lojas e centros comerciais.

Ontem, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no debate sobre a prorrogação do estado de emergência, no parlamento, adiantou que estas medidas irão traduzir "um justo equilíbrio" entre desconfinamento e restrições, ou mesmo de suspensão do processo de reabertura, nas zonas mais atingidas pela covid-19.

Eduardo Cabrita deixou a hipótese de poder haver um tratamento diferenciado para os concelhos com um maior índice de transmissibilidade nas medidas a adotar no Conselho de Ministros de hoje.

O plano de desconfinamento do executivo prevê quatro fases de reabertura - duas já avançaram em 15 de março e 05 de abril - , a próxima será na segunda-feira, 19 de abril, e a última em 03 de maio.

As medidas podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção com o novo coronavírus por 100 mil habitantes em 14 dias ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.

Caso se venha a manter o estipulado inicialmente pelo governo, nesta terceira fase de desconfinamento podem avançar medidas como:

- o regresso das aulas presenciais no ensino secundário e no superior;

- a reabertura de todas as lojas e centros comerciais, bem como de cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos.

- a reabertura dos restaurantes, cafés e pastelarias (com um máximo de quatro pessoas nas meses no seu interior ou seis, por mesa, em esplanadas)- até às 22h00 durante a semana ou 13h00 ao fim-de-semana e feriados.

- a reabertura das Lojas do Cidadão deverão abrir com atendimento presencial por marcação;

- o regresso das modalidades desportivas de médio risco e a atividade física ao ar livre até seis pessoas e os ginásios sem aulas de grupo.

O plano prevê ainda a realização de eventos exteriores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com 25% da respetiva capacidade de acolhimento.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31