23.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo investe cerca de 2 milhões na recuperação e valorização de habitats na Serra de São Mamede

O Parque Natural da Serra de São Mamede vai receber um investimento de cerca de 2 milhões de euros, para prevenção estrutural contra incêndios, restauro, conservação e valorização de habitats naturais e educação ambiental.

Num investimento a 3 anos, 1.920.000 euros vão ser despendidos em ações como gestão e redução da vegetação arbustiva, recuperação de habitats e espaços florestais (pós incêndio de 2003) numa área de cerca de 550 hectares.

Serão levadas a cabo ações de sensibilização e formação dirigidas a agricultores e produtores florestais, população escolar e turistas, e ações de prevenção estrutural (como meio de prevenção da afetação de habitats naturais); beneficiação da rede viária; criação de faixas de gestão de combustível.

Ao longo dos 3 anos, será contratada uma equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais, formada por cinco elementos, para a execução das ações previstas no projeto, estando prevista a aquisição de viatura e respetivo equipamento da equipa.

O projeto terá financiamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Fundo Ambiental e outras entidades, nomeadamente do território.

A implementação do projeto encontra-se a cargo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF, I. P.), com o apoio dos municípios de Arronches, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre e do Centro de Ecologia Aplicada, do Instituto Superior de Agronomia e outras entidades, nomeadamente do território.

O diploma do projeto de prevenção estrutural para a recuperação e valorização de habitats naturais e florestais no PNSSM, foi recentemente publicado em Diário da Republica.

Populares