Imprimir esta página

Alentejo

Governo já tem a documentação para o novo Hospital Central do Alentejo

Regional 17 maio 2019

O Ministério da Saúde informou que a Administração Regional de Saúde do Alentejo, enviou, na quarta feira (15 de maio) para a tutela a informação técnica relativa ao projeto para a construção da futura unidade hospitalar.

Os documentos agora remetidos serão analisados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e, terminada esta fase, será dada a sequência prevista à concretização deste investimento. No entanto ainda não se avança data concreta para o lançamento do concurso.

Na cerimónia de apresentação do projeto de financiamento do novo Hospital Central do Alentejo, em janeiro deste ano, foi anunciado que o concurso para a empreitada seria lançado até maio deste ano e apontou 2023 como ano de inicio de funcionamento da nova unidade hospitalar.

A empreitada vai ser financiada por fundos comunitários do programa Portugal 2020, através de apoios do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no valor de 40 milhões de euros.

A nova unidade hospitalar, será construída na periferia de Évora, vai ter um edifício que ocupará uma área de 1.9 hectares e terá uma lotação de 351 camas em quartos individuais, com possibilidade de expansão para 487 camas.

Esta nova unidade hospitalar vai dar resposta às necessidades de todo o Alentejo. A infraestrutura tem previstos 11 blocos operatórios, 3 para atividade convencional, 6 para atividade de ambulatório e 2 para atividade de urgência, 5 postos de pré-operatório e 43 de recobro.