17.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo prolonga dispositivo de combate a incêndios, até 15 de novembro

As previsões meteorológicas adversas e a manutenção de um elevado risco de incêndios florestais, levou o Governo a prolongar até ao dia 15 de novembro, o dispositivo de combate a incêndios.

Recorde-se que o mesmo, termina normalmente a 15 de outubro, tendo sido este ano, pelas mesmas razões, prolongado até ao dia 31 de outubro, acrescendo um reforço de meios aéreos, humanos e de postos de vigia. Todos estes meios serão mantidos até à nova data anunciada.

Os meios aéreos de combate a incêndios disponíveis na região Alentejo, encontrar-se-ão em Portalegre (Portalegre) e em Ourique (Beja), que se juntarão ao total de 33 meios aéreos de combate a incêndios disponíveis em todo o país.

A nível nacional, será mantido o funcionamento dos 72 postos de vigia da Rede Primária de Postos de Vigia, reabertos a 11 de outubro, assim como as Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF) da GNR, junto de cada Comando Distrital de Operações de Socorro.
O quadro operacional para a próxima quinzena envolve um dispositivo global de 6957 operacionais, entre os quais 3100 bombeiros. Inclui ainda patrulhamento ostensivo no terreno por parte das Forças Armadas, em articulação com a GNR e a PSP.

Recorde-se que na última quinzena, elementos dos Fuzileiros, patrulharam as áreas críticas da Serra de São Mamede e do respetivo Parque Natural (Portalegre), e militares do Regimento de Infantaria 1 patrulharam os concelhos de Mértola, Odemira e Almodôvar.

Populares