14.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo quer restringir furos de água no Alentejo para combater a seca extrema

DR

A ideia foi avançada, esta quarta-feira, pelo Ministro do Ambiente, em entrevista à Rádio Renascença.

João Pedro Matos Fernandes considera que a seca extrema em Portugal é um problema sério e destacou a zona do Alentejo e Algarve como sendo as mais afetadas e preocupantes.

O Ministro do Ambiente participa, esta quarta-feira, na reunião da comissão interministerial da seca que junta também os Ministérios da Agricultura e outras entidades e este será um dos temas a ser debatido.

João Pedro Matos Fernandes pretende que sejam tomadas medidas urgentes e uma delas será limitar severamente a possibilidade de serem feitos furos para captação de água nas zonas mais afetadas.

O ministro responsável pelo ambiente diz que é preciso também encontrar uma solução urgente, junto dos agricultores, para o abeberamento de gado nas regiões mais afetadas pela ausência extrema de água.

Ainda assim, João Pedro Matos Fernandes diz que vão aguardar até Janeiro de 2020, data em que o Governo vai voltar a discutir o assunto e que, caso a situação crítica se mantenha até lá, serão tomadas várias medidas rigorosas de controlo.

Populares