Greve da AT provoca mercadorias retidas no Porto de Sines (c/vídeo)

Regional 04 Dez. 2021
 
 Este sábado, 50% dos trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) em funções nas Lojas do Cidadão aderiram à greve do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI). Relembre-se que apesar de ser fim de semana, além dos funcionários com funções nos portos e aeroportos ou em serviços aduaneiros de controlo da fronteira externa da União Europeia (UE) que está aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, a AT assegura igualmente o atendimento nas Lojas do Cidadão que funcionam ao sábado, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

Neste quarto dia de paralisação nacional convocada pelo STI, nos aeroportos e portos nacionais os trabalhadores da AT continuam a assegurar os serviços mínimos exigidos por lei.

Nos principais portos do país, Sines e Leixões, o desalfandegamento de contentores de mercadorias não abrangidas pelo acordo de serviços mínimos continua a não se efetuar até ao final deste domingo, último dia de greve.

Em Sines, a adesão à paralisação está a causar, naturalmente, constrangimentos no desalfandegamento de outras cargas, destinadas, nomeadamente, à indústria automóvel, consumo, têxtil, ou fornecimento de brinquedos e artigos de natal, entre outros produtos. No porto de Leixões, o panorama é semelhante. Como consequência da greve, a triagem de mercadorias está totalmente paralisada, com contentores retidos – exceto os que contêm produtos perecíveis, ou outros abrangidos no acordo de serviços mínimos, que são autorizados a descarregar.
Amanhã, Ana Gamboa, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, estará, a partir das 11.30 horas, no Aeroporto de Lisboa (ponto de encontro a confirmar posteriormente) para fazer o balanço da greve. Mais a sul, a Delegação Sindical de Faro do STI agendou uma concentração para o aeroporto de Faro, a partir das 10 horas.
 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31