23.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Grupo de Amigos de Vila Viçosa sem “atividades que dê nas vistas” e à espera da Casa Museu Florbela Espanca (c/som)

A falta de um espaço “com condições dignas” está a condicionar a Associação Grupo de Amigos de Vila Viçosa, em expor ao público o espólio de Florbela Espanca, doado pelo marido da poetisa à associação calipolense.

À Rádio Campanário a presidente interina da Associação Grupo de Amigos de Vila Viçosa, Noémia Serrano diz que gostaria muito que houvesse uma casa museu em Vila Viçosa, a fim de ser colocado todo o espólio, “em princípio seria para colocar nessa casa museu quando for possível realizá-la, sei que houve algumas tentativas de aquisição da casa, havia um senhor também calipolense que estaria na disposição de ajudar como mecenas à sua criação, mas estas coisas são demoradas e complicadas, mas se for possível fazem essa casa museu temos todo o gosto em colocar lá o espólio”.

No entanto Noémia Serrano esclarece, “não pode estar exposto numas condições quaisquer, mas tudo o que seja possível em termos de cooperação, não vejo nenhum inconveniente, embora não saiba até que nessa biblioteca (Florbela Espanca) seja possível arranjar um espaço que diga respeito só às coisas dela (Florbela Espanca)”.

A dirigente associativa refere que “o espólio de Florbela Espanca foi há pouco tempo devidamente catalogado, não temos atividades que que dê nas vistas, mas continuamos com parcerias com a Universidade Nova, com a Universidade de Évora porque estão a surgir algumas doações que nos fazem, de particulares que precisam de ser acrescentadas ao espólio e de novo catalogadas”.

Relativamente à composição dos órgãos sociais da associação, Noémia Serrano disse desconhecer todos os elementos que a constitui, prontificando-se a enviar posteriormente à Rádio Campanário a sua composição.

Questionada sobre as atividades programadas pelo Grupo de Amigos de Vila Viçosa, Noémia Serrano diz que neste momento tem havido uma participação “nas reuniões com o projeto que está a funcionar na Cáritas e temos para este ano duas atividades previstas, a participação na feira social a realizar em maio e juntamente com a Universidade de Évora fazer a digitalização do espólio fotográfico, mas apenas de uma caixa, tem que ser de uma fase faseada”.

A concluir a vice-presidente da associação calipolense realça que o Grupo de Amigos de Vila Viçosa “não tem subsídios de nenhuma entidade de Vila Viçosa, o grupo não tem fundos, tudo o que nós fazemos é por carolice e vivemos de boas vontades”.

 

A Associação Grupo de Amigos de Vila Viçosa é constituída da seguinte forma: 

Direção

Presidente – Manuel Francisco Pinheiro Serrano

Vice-presidente – Noémia Maria Redondo Serra Serrano

Secretário – Maria da Nazaré Canhoto

Tesoureiro – Maria de Lurdes Bravo Vicente

Vogal – Maria Madalena Malta

Assembleia Geral

Presidente – Vítor Manuel Ventura Mila

Vogal – Gertrudes Sardinha

Populares