13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Grupo Intermunicipal do PS propõe uma Plataforma Jovem na CIMAA

O primeiro conselho de âmbito supramunicipal existente no país

O Gupo Intermunicipal do Partido Socialista na Comunidade Intermunicipal do Alto Altentejo (CIMAA) propôs, na reunião de 23 de abril da Assembleia Intermunicipal, a constituição de um Grupo de Trabalho que estude a criação de uma Plataforma Jovem agregada à CIMAA.

Segundo os proponentes, as políticas vocacionadas para a juventude têm ganho um novo e renovado impulso, materializado no Plano Nacional para a Juventude, no Orçamento Participativo Jovem e nos Conselhos Municipais da Juventude, que este ano assinalam uma década sobre a malha legal que os criou.

Acresce que as CIM estão num processo de transformação motivado pelas novas competências que lhe serão atribuídas, resultantes da descentralização. As CIM, enquanto entidades de caráter supramunicipal, têm hoje como um dos seus principais desafios exponenciar a sua visibilidade junto das populações.

Conclui que, tendo em conta a fuga de jovens que o Alto Alentejo enfrenta, perdendo com isso o contributo que as novas gerações poderiam emprestar ao desenvolvimento do território, tem a CIMAA o onus de impulsionar a institucionalização da voz dos jovens no âmbito supramuncipal através da criação desta Plataforma Jovem, à semelhança do que o Governo faz com o Conselho Consultivo da Juventude agregado à Secretaria de Estado com a pasta da Juventude e que os Municipíos fazem com os Conselhos Municipais da Juventude, sendo esta, quando o processo se concluir, a primeira plataforma jovem de âmbito supramunicipal existente no país.

A proposta foi votada favoravelmente, merecendo a unanimidade da Assembleia Intermunicipal. O Grupo de Trabalho será constituído por um representante de cada força política e terá de apresentar conclusões até à próxima reunião ordinária do órgão.

Esta proposta foi apresentada pela Juventude Socialista no último Congresso da Federação de Portalegre do Partido Socialista, merecendo um voto unânime dos congressistas, sendo acolhida pelo Grupo Intermunicipal do PS.

Populares