17.6 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Há que manter a parceria com o município para que seja possível continuarmos a celebrar o Montoito Medieval”, diz Pres. Junta de Freg. de Montoito (c/som)

Teve hoje início mais uma edição de Montoito Medieval, a Feira Medieval de Montoito, no concelho de Redondo, que nos transporta até ao ano de 1270, aquando a carta de foro a Montoito, concedida por Pêro Anes, reposteiro-mor do rei D. Afonso III, revivendo a chegada dos representantes do rei e do alcaide para darem aos habitantes esta boa nova. 

O Montoito Medieval trata-se de uma feira medieval que nos transporta para a Idade Média, onde é possível reviver aqueles tempos de perto e percebermos como era o quotidiano destas gentes. 

No primeiro dia do certame, que decorre hoje, foi o dia da realização do cortejo histórico com a chegada dos cavaleiros de D. Afonso III e abertura pelo Alcaide 

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Henrique Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Montoito, que nos falou sobre a realização do Montoito Medieval.

Henrique Pereira, em declarações à Rádio Campanário, começou por referir que é um evento que “é da freguesia, é uma parte que é de Montoito, tentamos ir buscar outras partes das outras duas aldeias da freguesia, que também têm história. Queremos dinamizar também as nossas barracas, que são da nossa localidade, porque aqui temos a parte de turismo e muito mais. Tentamos trazer o que é bom e, o que é bom, está cá.”

Questionado se estes grandes eventos se conseguem com grandes parcerias, neste caso entre a freguesia de Montoito e o Município de Redondo, o autarca referiu que “essa parceria começou desde a primeira edição, não pode deixar de existir, a junta de freguesia sozinha também não consegue desenvolver estes eventos, tentamos sempre esta pareceria e tencionamos, em conjunto, não deixar acabar esta festa”.

O presidente da Junta de Freguesia de Montoito referiu ainda que, para além da vertente medeieval, existe ainda a vertente cultural e de convívio para as gentes de Montoito, referindo que “isso é o mais importante, o convívio acima de tudo. Pessoas que vêm de fora e que compra cá casa e neste momento estão aqui a vender, e isso é o que nos interessa”.

Populares