9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Habitação: Portugal tem os níveis mais baixos da UE de poupança energética

Portugal é o país da União Europeia que tem os valores mais baixos de poupança energética nos edifícios residenciais, de acordo com a associação ambientalista Zero.

“Portugal é o país da UE-28 a apresentar os valores mais baixos de poupança energética nos edifícios residenciais nos três níveis de renovações”, profundas, médias e ligeiras, referiu hoje a Zero, com base no relatório do ‘Joint Research Centre’ (JRC) da Comissão Europeia, sobre o progresso dos Estados-membros na implementação da Diretiva de Desempenho Energético dos Edifícios, segundo avançado pelo NM.

“O relatório demonstra que as renovações profundas apresentaram um impacto muito mais significativo na poupança energética em comparação com as renovações de nível ligeiro e médio”, destaca a Zero.

A Zero refere que “o parque edificado português é um parque obsoleto, nomeadamente no setor residencial, além do envelhecimento natural dos materiais e da ausência de manutenção”, e ainda “as características físicas do edifício, nomeadamente ao nível do baixo desempenho térmico da envolvente e a ineficiência dos sistemas energéticos instalados”.

Segundo o relatório, Portugal registou um crescimento  no número de certificados energéticos emitidos entre 2011 e 2018.

“Portugal ainda está aquém do desempenho energético desejado para os edifícios e necessita avançar com as ações a nível nacional, em consonância com as políticas e estratégias atuais para cumprir com o objetivo de neutralidade climática”, afirmou a Zero.

Fonte: NM

Populares