10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Henrique Gil reeleito pela 3ª vez consecutiva Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora!

 

Na passada segunda-feira, dia 5 de Dezembro, decorreram as eleições para os órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Évora, onde Henrique Gil, candidato a Presidente pela lista A, sob o mote de “A Academia Primeiro”, foi eleito com 96% dos votos, sendo o primeiro Presidente a ser eleito para um 3º mandato, nos quase 45 anos de história da AAUE.

“É uma posição de confiança renovada. Temos vindo a fazer um trabalho contínuo de crescimento e afirmação. Naturalmente que esta posição não tem sempre o consenso da academia, mas acredito que é pelo facto de a própria academia conseguir ver mais além que fez mais uma vez renovar o seu voto num projeto que se crê inacabado.”

Alguns dos grandes desafios apontados para 2023 pelo reeleito Presidente da AAUE, consistem na sustentabilidade e capacitação financeira da Associação Académica, tal como o acesso ao desporto universitário e à cultura.

“São questões que não têm sido acompanhadas pela universidade. Mas mais do que desafios da Associação Académica, prefiro comentar os problemas dos estudantes. As questões socioeconómicas dos agregados familiares e dos próprios estudantes, é um fator fundamental à permanência no Ensino Superior, as questões relativas ao alojamento, aliás, à sua falta. Ainda não conseguimos observar efetivações, apenas boas intenções e contratos. Ainda não menos importante, as questões de financiamento das Instituições de Ensino Superior e principalmente dos seus Serviços de Ação Social, que se crê serem a primeira linha de apoio ao estudante.

Depois acompanhar as discussões do momento, como as condições de acesso ao ensino superior, a escola de saúde, e claramente as questões relativas à cidade em si, com os planos municipais, destacando o de mobilidade, o hospital Central, o apoio ao associativismo e desporto, não esquecendo evidentemente Évora Capital Europeia da Cultura 2027.”

A Associação Académica da Universidade de Évora representa mais de 8.000 estudantes, sendo a maior associação do Alentejo.

Populares