20 Abr. 2021
 
Rimas ao Sul
14:00-15:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Evora

HESE recebeu hoje o Sindicato dos Médicos da Zona Sul para abordar problemática da Urgência Pediátrica

Regional 16 Out. 2020


 

Em nota enviada à redação da Rádio Campanário, o Hospital do Espírito Santo de Évora informou já esta noite que, a pedido do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, realizou-se hoje, dia 16 de outubro, uma reunião no Hospital do Espírito Santo de Évora EPE, na Direção Clínica, a propósito da problemática do atendimento pediátrico urgente. 

A reunião contou com a presença dos representantes do Sindicato e da Diretora Clínica do HESE, Drª Isabel Pita, do Adjunto da Direção Clínica e Diretor do Internato Médico do HESE, Dr. Artur Canha da Silva e, dada a indisponibilidade do Diretor do Departamento da Mulher e da Criança e simultaneamente Diretor do Serviço de Pediatria, Dr. Hélder Ornelas, enviou em sua representação, a Drª Susana Gomes, Pediatra do Serviço de Pediatria do HESE..

Ao longo da manhã, houve oportunidade para esclarecer todas as questões colocadas pelo Sindicato, e reiterar que não existem motivos para alarme social, uma vez que: 

- o atendimento pediátrico de urgência no HESE mantém-se, temporariamente, com a solução/modelo encontrados pelo Conselho de Administração, idêntico ao praticado no HESE, pelo Serviço de Pediatria, desde 2007 até ao mês de abril de 2020, de modo a garantir o atendimento de urgência, por pediatra, a todas as crianças e jovens do Alentejo, nos mesmos moldes em que sempre aconteceu e com a qualidade e segurança habituais;

-o Conselho de Administração partilha a preocupação com o envelhecimento da equipa de pediatria do HESE que se faz sentir há vários anos e que se torna cada vez mais problemático, e por isso mesmo continuará a envidar todos os esforços para que os pediatras interessados venham trabalhar para o nosso Hospital, qualquer que seja a modalidade de contrato de trabalho: contrato individual de trabalho (CIT), mobilidade ou prestação de serviço. 

-a Direção Clínica reconhece que há um esforço da tutela, pela primeira vez, para fixar novos pediatras nesta zona do país e vê com agrado a abertura das duas vagas para jovens pediatras, consideradas carenciadas, com incentivos para os que optem pelo nosso Hospital, nomeadamente, mais 40% da remuneração base (durante 3 anos) e mais 2 dias de férias enquanto permanecerem no HESE. Podem ainda participar em atividades de investigação pelo período máximo de 15 dias, por ano, com direito a ajudas de custo e transporte, nos termos legais. 

No fim da reunião, foi unânime que há um interesse de todos em zelar pelo atendimento pediátrico urgente no Hospital de Évora e que tudo será feito para cumprir a missão do Hospital para com os seus Utentes e Profissionais. 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30