Evora

Hospital de Évora inicia teleconsultas de cirurgia vascular

Publicado em Regional 23 novembro, 2018

O Hospital de Évora disponibiliza, desde o mês de outubro, consultas de cirurgia vascular, via telemedicina. Estas são disponibilizadas em tempo real, pelo médico especialista de Cirurgia Vascular do HESE EPE, permitindo a observação, diagnóstico e orientação terapêutica dos doentes.

As consultas terão periodicidade quinzenal, prevendo-se o atendimento de seis utentes em cada dia de consulta. Este tipo de consultas vai permitir uma maior rapidez de resposta e uma maior proximidade entre todos os intervenientes, desde os médicos, ao doente, passando pela sua família.

Segundo informações da unidade hospitalar, João Albuquerque e Castro, Médico responsável pela especialidade de cirurgia vascular do HESE EPE e uma das referências nacionais da Especialidade, explica que nesta consulta “o doente está presente com o seu médico de família, o médico de família apresenta o doente e o caso, e eu faço as perguntas. Portanto, faz-se uma consulta presencial, mas através de uma câmara, via telemedicina.” A teleconsulta de cirurgia vascular está acessível a todos os Utentes, através do Médico de Família, em todo o Alentejo.

O Conselho de Administração do HESE tem feito um enorme esforço para garantir o atendimento aos utentes com este tipo de patologias, apesar da escassez de recursos humanos nesta especialidade, na região do Alentejo.

Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração avança que desde 2016, o HESE tem um Especialista de Cirurgia Vascular “o que é manifestamente insuficiente, face à quantidade de doentes que precisam de cuidados”.

Esta modalidade de consulta permite aumentar significativamente o acesso, intensificando a articulação entre os Centros de Saúde e o Hospital. “A grande maioria destes doentes são doentes idosos, com poucos recursos e com múltiplas co-morbilidades, onde se incluem a diabetes e as várias patologias do foro vascular, é, portanto, difícil a sua mobilização para serem observados no nosso Hospital. Com a consulta de telemedicina a comodidade para doente e médico de família é um avanço, além de rentabilizar os fracos recursos de que dispomos. É uma mais valia muito importante para todos.”

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30