Evora

Hospital de Évora, o primeiro do interior do País a usar dispositivo "Fasciotens" para tratamento da Hérnia!

Regional Escrito por  27 Jan. 2022

O dispositivo Fasciotens foi utilizado pela primeira vez no interior do país, no dia 20 de janeiro, no Hospital de Évora. Rogério Senhorinho, Médico Cirurgião no HESE utilizou o dispositivo pela primeira vez para tratamento de um doente com uma hérnia ventral complexa.

Rogério Senhorinho operou durante toda a manhã e contou com a presença de Thomas Aufenberg, Médico Cirurgião alemão, que se dedica à cirurgia da parede abdominal e que já tem experiência na utilização do referido dispositivo.

“Ainda é cedo para afirmar se este método vai ser adotado no futuro mas é uma hipótese que tal aconteça porque é uma abordagem inovadora”, realçou Rogério Senhorinho, no fim da intervenção e descreve esta experiência como “uma boa aprendizagem e acontecimento, tanto durante a cirurgia como no pós-operatório, pois não houve nenhuma intercorrência durante o procedimento.” E acrescenta que também que “a recuperação é mais ligeira. No caso do nosso doente, ele encontra-se bem-disposto e sem dores no primeiro dia de pós-operatório. Em geral, a experiência em Portugal tem sido um pós-operatório com menos dores, menos dificuldades respiratórias, menos intolerância alimentar e alta mais precoce.” Mas reconhece que “ainda vamos ter que esperar uns anos até esta técnica ser considerada standard no tratamento de hérnias ventrais complexas. No entanto, penso que será uma boa solução para doentes selecionados.”

O Fasciotens foi desenvolvido por dois Cirurgiões alemães: Dr. Lill e Dr. Beyer, para tratamento das hérnias ventrais complexas e para encerrar defeitos da parede abdominal em recém-nascidos e baseia-se numa ideia simples: a retração da fáscia, que é quase inevitável no abdómen aberto com o passar do tempo, deve ser contrariada com tração ventral. Para isso, a Fasciotens desenvolveu um protótipo que manteria a fáscia do abdómen aberto sob tensão com o auxílio de um suporte externo e assim evitaria a retração da parede abdominal. O protótipo foi otimizado ao longo de várias etapas de desenvolvimento até ao lançamento no mercado e está disponível hoje como fasciotens®Abdomen.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30