10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital de Portalegre afirma-se como referência no Alentejo ao realizar primeira remoção do estômago por via laparoscópica

O Hospital de Portalegre realizou pela primeira vez, uma remoção do estômago (gastrectomia) por via laparoscópica.

A cirurgia foi realizada no passado mês de outubro, encontrando-se o doente totalmente recuperado.

A remoção do estômago por via laparoscópica não é inédita em Portugal, é uma técnica que permite operar o estômago, recorrendo apenas a pequenas incisões no abdómen do paciente, recorrendo a uma micro-câmara os cirurgiões observam, em detalhe, as zonas afetadas e que necessitam de ser retiradas.

Trata-se de uma técnica praticamente indolor, que permite uma recuperação mais rápida do doente, e possibilita uma maior capacidade de distinguir o que está doente.

A Unidade de Saúde do Norte Alentejano considera que o Hospital de Portalegre alia a capacidade já adquirida e plenamente instalada nas cirurgias ao recto, cólon, vias biliares e hérnias abdominais e gástricas por via laparoscópica, à capacidade no tratamento cirúrgico do cancro gástrico.

Trata-se assim de uma afirmação do Hospital de Portalegre, que apesar de todas as dificuldades e contingências que a região apresenta, continua a afirmar-se como uma instituição de referência no Alentejo e mesmo no país, pode ler-se no comunicado da ULSNA.

Populares