10.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital de S. Paulo encerra urgência 7 noites. Comissão de utentes considera inaceitável

A Comissão de Utentes de Serviços Públicos do Concelho de Serpa recebeu do Conselho de Administração do Hospital de S. Paulo a informação que durante o mês de Julho o serviço de urgência verá a sua porta encerrada, previsivelmente, durante 7 noites.

A informação foi avançada á Rádio Campanário peloa Comissão de Utentes em nota enviada à nossa redação, considerando a mesma a situação inaceitável em primeira linha porque, como referem,  se trata de um serviço de proximidade que tem de forma obrigatória estar funcional durante 24 horas 7 dias por semana, em segundo pela situação sanitária que o país atravessa.

A Comissão de Utentes de Serviços Públicos do Concelho de Serpa refere ainda que já há um mês verificamos a fragilidade deste serviço e denunciamos a preocupação que nos gerava a situação, exigimos que sejam criadas condições dentro do Serviço Nacional de Saúde para que seja garantida a continuidade em permanência do serviços em causa.

Este serviço, adianta ainda,  “funciona há anos neste hospital e a verdade é que no tempo da gestão pública não recordamos qualquer episódio deste género. No ultimo ano sob a alçada desta administração vai sendo recorrente o fecho momentâneo da urgência. Consideramos que devem ser encontradas soluções rapidamente para que não volte acontecer, o Serviço Nacional de Saúde não pode parar e em ultima instância deve o governo através do Ministério da Saúde garantir o funcionamento da urgência no limite assumindo a gestão direta da mesma por meio dos serviços competentes para isso.”

“Não está em causa o empenho da instituição que gere o hospital que fará com toda a certeza o melhor trabalho”, garante a comissão de utentes, “mas estão a vista as dificuldades para manter um serviço de urgência universal e permanente.”

“Todas as entidades responsáveis tem que ser chamadas a neste momento difícil arranjar um solução que vá de encontro a bem estar das populações”, refere ainda a mesma nota.

A referida nota conclui “Esta comissão estará sempre disposta em colaborar no caminho a fazer para manter a porta de urgência abertaSERPA TEM DIREITO, a um Serviço de Urgência aberto que sirva toda a população deste vasto território. A população tem que sentir a segurança desta porta aberta.”

 

Populares