Evora

Hoteleiros de Évora contra aplicação de taxa turística no concelho

Publicado em Regional 17 abril, 2019

O Município de Évora tem vindo a estudar a possível aplicação de uma taxa turística sobre as dormidas, visando utilizar a receita para incrementar a promoção turística, oferecer melhores condições e serviços públicos a quem nos visita, minorar aos residentes e empresas os custos dos serviços públicos prestados aos turistas, entre outras possibilidades.

A Associação de Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) manifestou a sua posição contra a aplicação desta taxa, considerando que a medida “não tem vantagens”.

Miguel Breyner, delegado regional do Alentejo da ADHP e diretor de uma unidade hoteleira em Évora, em declarações à comunicação social, alertou que a entrada em vigor da taxa, nesta altura, pode ser “uma decisão errada e em contraciclo com a procura”, referindo que existem atualmente “sinais de abrandamento da procura turística”.

O dirigente aponta que a cidade tem uma taxa de ocupação de cerca de “53%” e que os preços médios de alojamento e por quarto disponível (RevPar) “são muito inferiores a outros destinos”. O turismo na cidade é caraterizado por visitantes que não pernoitam, e os que ficam, pagam indiretamente “taxas muito significativas, como as de saneamento e esgotos, recolha de lixo, Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) e imposto municipal sobre imóveis (IMI)”.

Mais acrescenta que com a aplicação desta taxa turística, a tendência será de os operadores mudarem os grupos que representam grande parte do mercado, para outras regiões que não a cobrem.

Defende que “com esta medida, vamos perder competitividade e desviar fluxos turísticos para outras zonas do país”, destacando ainda a “forte sazonalidade” e a necessidade de “trabalhar, cada vez mais, o segmento de eventos e congressos”.

Segundo a autarquia, a taxa turística sobre as dormidas está a ser estudada, mas “ainda nada foi deliberado” e “haverá outros momentos de discussão” sobre o tema.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31