Desemprego

IEFP qualifica para preenchimento de centenas de postos de trabalho, que surgirão no Alentejo, até ao final do ano (c/som)

Regional 17 Ago. 2017

Apesar de o desenvolvimento da zona Alentejo ser dominado pelas áreas do Turismo e da Agricultura, outras áreas têm vindo a demonstrar progresso, surgindo a necessidade de formar as pessoas de acordo “com as qualificações que o mercado precisa”, como explica Arnaldo Frade, Delegado Regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em declarações à Rádio Campanário.

O trabalho de formação desenvolvido, com vista à progressão profissional e de escolaridade, afirma, visa ministrar às pessoas desempregadas “a formação necessária para que possam ser certificadas, e dessa forma também, poderem ter condições acrescidas para integrarem o mercado de trabalho e poderem aceitar as ofertas que possam surgir”.

Afirma existir uma parceria entre as entidades e o IEFP, através do estabelecimento de uma relação de proximidade, em que o instituto procura “com elas identificar as qualificações que a entidade entende que a pessoa deve ter, para preencher um determinado posto de trabalho”, facultando formação correspondente.

Exemplos desta correspondência da oferta formativa com a oferta do mercado de trabalho, avança Arnaldo Frade, é o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nomeadamente na área da aeronáutica, visando a Mecachrome e a Embraer, sendo que a última anunciou recentemente, a criação de 200 postos de trabalho, num investimento futuro.

Outros casos de trabalho que têm vindo a ser desenvolvidos, para corresponder a formação das pessoas, às necessidades da empresa, são o “Grupo Auchan, num número muito relevante de postos de trabalho que vão ser criados”, e o Grupo Ranstad em Elvas, que anunciou a criação total de 100 postos de trabalho em Call Center, sendo ministrada formação, nomeadamente, da língua espanhola.

Em várias áreas “há, portanto, uma situação de criação de emprego que importa acautelar”. O IEFP desenvolve assim o seu trabalho de qualificação visando a “satisfação das necessidades do preenchimento destes postos de trabalho, procurando qualificar as pessoas, em ordem a adquirirem as competências necessárias” para tal.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31