14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Igreja do Espírito Santo em Évora reabre portas após obras de reabilitação de 2,4M€!

Terminadas as obras de reabilitação, a igreja do Espírito Santo reabre dia 2 de Fevereiro.

A aprovação da candidatura para o financiamento da Recuperação/ Requalificação da Igreja do Espírito Santo de Évora, submetida ao abrigo do Programa Operacional Regional do Alentejo, Alentejo 2020, possibilitou, através da captação de 2 461 383.81€, a urgente intervenção na igreja construída pelos Jesuítas nos longínquos anos de 1566/72.

Deste valor base, 25% foram assumidos pela entidade adjudicante, o Seminário Maior de Évora. No dia 28 de Outubro de 2019, em boa hora saiu em Diário da República o lançamento do respectivo concurso público que viabilizou a salvaguarda e valorização deste testemunho essencial da arquitectura, arte e missão da Companhia de Jesus.

Este projecto contou com a parceria da Direcção Regional da Cultura do Alentejo e do Laboratório Hercules, da Universidade de Évora, para alcançar os objectivos principais relativos a este importante património edificado, móvel e integrado.

Assim, foram executadas as obras de restauro, estruturas e consolidações, infra-estruturas eléctricas, mecânicas, águas e esgotos, museológicas e acessibilidades exteriores.

No seguimento de uma estratégia já iniciada na igreja de São Francisco pelo Cónego Manuel da Silva Ferreira, representante da entidade adjudicante, pretendeu-se dotar o edifício de todas as condições necessárias para o tornar num ponto de referência do património cultural, devocional e turístico da cidade, designadamente com a abertura regular ao público e acesso a espaços antes reservados, como à sacristia e ao extraordinário conjunto de pinturas murais do tecto, articulando composições de grotescos com o ciclo de pinturas sobre a vida de Santo Inácio de Loyola.

Programa da Reabertura:

11H30 EUCARISTIA presidida pelo Sr. Arcebispo de Évora D. Francisco Senra Coelho

18H00 CONCERTO DE ÓRGÃO E CANTO “Música para órgão Parisiense no tempo de Cavaillé-Coll”

Foto: Arquidiocese de Évora

Populares