Imprimir esta página

COVID19

Infetados com covid19 podem criar anticorpos, contra a doença, para toda a vida.

Regional 02 Jun. 2021

Um estudo americano, feito por uma equipa da Universidade de Washington, nos Estados Unidos da América, e publicado na revista Nature, afirma que quem já esteve infetado com covid19, pode gerar anticorpos que duram para o resto da vida.

Pode ainda ler-se que, mesmo que esses anticorpos não sejam suficientes, o sistema imunológico consegue ativar as células B, que estão aptas a produzir mais anticorpos, como noticiado pela TSF.

Foram analisadas neste estudo, amostras de sangue de 77 pessoas. Deste universo seis pacientes tinham sido hospitalizados, mas os restantes tiveram apenas sintomas leves de Covid-19.

É ainda noticiado neste estudo que durante a infeção viral, as células imunes produtoras de anticorpos multiplicam-se rapidamente e circulam no sangue, acabando por aumentar os níveis de anticorpos. Quando a infeção é resolvida, a maioria dessas células morre e os níveis de anticorpos no sangue diminuem.

Uma questão que permanece sem resposta é se esses tipos de células do sistema imunológico serão capazes de neutralizar as novas variantes que vão surgindo ao longo do tempo, o que dependerá de quão diferente é a sequência genética do vírus.

 

Pode consultar o estudo aqui