17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Infraestruturas de Portugal respondem ao Município de Serpa acerca das estradas do concelho

Depois de quase um ano e de contactos sem resposta, da Câmara Municipal de Serpa para a Infraestruturas de Portugal (IP), acerca da situação das estradas nacionais que atravessam o concelho, a entidade respondeu ao Município, no final de abril, informando que no “concelho de Serpa foram identificadas necessidades de intervenção no montante aproximado de 22 milhões de euros” e que foi “elaborado o planeamento”. Contudo, a Infraestruturas de Portugal acrescenta que “atendendo ao atual enquadramento financeiro e à impossibilidade de executar no curto prazo todas as intervenções necessárias”, está a seguir o Contrato de Conservação Corrente plurianual, e para já “foram executados saneamentos pontuais no IP8 (EN 260) (…), no valor de 63 336 euros”.

Com isto, a empresa dá razão à autarquia que vem defendendo a necessidade de realização de obras de grande vulto, que rondam, segundo a IP, os 22 milhões de euros, mas vai fazendo apenas a conservação mais urgente, ou seja, trabalhos pontuais “de conservação do pavimento, como saneamentos, fresagens e reperfilamentos de modo a suprimir pelo menos as situações que sejam consideradas mais críticas”.

Assim, e de acordo com as previsões apontadas pela IP, os utilizadores das estradas nacionais que atravessam o concelho de Serpa vão continuar a circular em estradas sem o mínimo de condições de segurança.

Para a Câmara Municipal de Serpa é fundamental a construção do IP8 até à fronteira, uma vez que esta via é a principal ligação desta região quer a Lisboa, quer a Espanha. Sobre a construção desta importante via não obtivemos qualquer resposta.

De referir ainda que o Município defende também a abertura imediata da A26, bem como uma intervenção de vulto nas Estadas Nacionais 259 (entre Stª Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo), 121 (entre Ferreira do Alentejo e Beja) e ainda na 260 (entre Beja e Vila Verde de Ficalho), no fundo, as ligações à capital e a Espanha.

No documento enviado, a Infraestruturas de Portugal prevê para este ano apenas o início de uma intervenção na Estrada Nacional 260, entre Serpa e Vila Nova de São Bento, prevendo para 2020 e 2021 outras intervenções. Lamentamos ainda que a “obra” prevista para este ano na EN 260, que por acaso se iniciou entre Vila Verde de Ficalho e Vila Nova de São Bento, no primeiro semestre deste ano esteja parada.

Populares