Evora

Instituto alemão cria polo de investigação em Évora que será fator “de atratividade para jovens e de desenvolvimento da agricultura” da região, diz reitora da Universidade de Évora (c/som)

Regional 28 Fev. 2019

O instituto alemão Fraunhofer vai criar em Évora um polo de investigação dedicado à agricultura de precisão, ao qual ficará associada a Universidade de Évora.

Em declarações à RC, Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora, afirma que o polo instalado na cidade alentejana, irá “provavelmente” ter uma preocupação com as questões ligadas ao regadio.

Instalado na Herdade da Mitra, deverá estar a funcionar em “finais de março”, início de abril, aponta.

“Vai ser um polo de atratividade de jovens para o Alentejo e de desenvolvimento numa área que está em pleno desenvolvimento, a agricultura no Alentejo”
Ana Costa Freitas

“O instituto é independente”, aponta, mas considerando que ambas as entidades desenvolvem trabalhos de investigação, “há essa ligação em termos de projetos comuns que podemos ter”, sendo que esta será estabelecida com docentes da Universidade de Évora, sendo um deles, inclusive, o diretor interino do polo.

Para além do desenvolvimento tecnológico e inovador inerentes, a reitora destaca o facto de a instalação do polo permitir “a criação de emprego qualificado” e consequente atração e fixação de jovens.

Atualmente, o instituto já tem em Portugal um polo ligado à Universidade do Porto, sendo que juntamente com o polo de Évora, também no âmbito da agricultura de precisão, surgirá um em Vila Real direcionado para a vinha.

Segundo informações do Instituto Fraunhofer, no centro deste polo a instalar na Universidade de Évora está o desenvolvimento do setor agroindustrial que “tem vindo a abrir portas a novas tecnologias que permitem o aumento da produtividade, uma utilização mais eficiente dos recursos e maior competitividade”, onde a mais recente aposta deste instituto alemão passa por “explorar a sinergia entre a agricultura e a tecnologia”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31