Imprimir esta página

Evora

Investigador da Universidade de Évora vence prémio internacional

Regional 22 Nov. 2018

O investigador da Universidade de Évora, Quintino Lopes, venceu o prémio para Publicações Internacionais de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES), por um artigo sobre a educação no Estado Novo.

“The National Education Board (1929-36) and scientific research in Portugal”, publicado em 2017 no Portuguese Journal of Social Science, foi o artigo que valeu o prémio ao investigador.

Segundo a Universidade de Évora, o artigo científico premiado faz parte do trabalho que Quintino Lopes desenvolveu para a sua Tese de Doutoramento e debruça-se sobre a história da Junta de Educação Nacional (1929-36).

O autor aponta que foi esta “a primeira instituição em Portugal a planear e financiar a investigação científica potenciava uma prática de ciência de feição europeia e com níveis de qualidade reconhecidos internacionalmente”.

Quintino Lopes é Doutorado em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora. Mestre em Estudos Históricos Europeus em 2010, pela Universidade de Évora; Licenciado em História (ensino de) pela mesma instituição em 2003. É investigador integrado doutorado do Instituto de História Contemporânea – grupo Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica.