22 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Investimento superior a 900 mil euros para “requalificar o mercado de Estremoz, mantendo a sua traça original”, diz autarca (c/som e fotos)

traço criativo

Estremoz irá requalificar o seu emblemático mercado, tendo a apresentação pública do projeto decorrido no passado mês de janeiro, tal como noticiado pela RC.

Neste sentido procurámos saber junto de Francisco Ramos, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, em que ponto se encontra a requalificação do espaço.

O autarca começa por afirmar que “não temos dúvidas que é um projeto de referência para o concelho de Estremoz”, referindo que “fizemos uma apresentação pública do ante projeto, ou seja, daquilo que são as linhas gerais do que vai acontecer”.

Francisco Ramos explica que “neste momento estão a ser desenhados todos os outros projetos, desde a execução, eletricidade, etc, que tem de ser associados ao projeto de arquitetura”, apenas “com a conclusão de todos estes pontos poderemos lançar o concurso público para a requalificação do mercado”.

Por se tratar de um espaço com um elevado valor cultural, o autarca refere que “já apresentámos na Direção Regional de Cultura as linhas gerais do projeto, por forma a que a DRC dê o aval”, sendo que “a informação que tive é que foi bem aceite por parte desta entidade”.

Naquilo que concerne às intervenções a realizar, o autarca descarta “remodelações de grande profundidade”, uma vez que “entendemos que não se justifica remodelar tudo o que está aqui”.

Para Francisco Ramos “é um espaço, uma praça emblemática do concelho de Estremoz”, pretendendo a autarquia “dar-lhe uma roupagem ligeiramente diferente, ao mesmo tempo que criamos melhores condições para turistas, cidadãos, vendedores e compradores”.

“O projeto apresentando dignifica o espaço e acrescenta valor aquilo que temos”
Francisco Ramos

 

A descaracterização daquilo que é o mercado de Estremoz foi afastada pelo autarca, referindo que “foi uma das nossas preocupações básicas e elementares”.

O edil considera “o mercado como único e muito provavelmente genuíno”, daí que “não iremos colocar regras e equipamentos muito diferentes das necessidades e daquilo que o caracteriza”.

De entre as requalificações previstas, Francisco Ramos garante “a continuidade do mercado das velharias no mesmo espaço, mas com pavimento melhorado para que se evite andar na lama”, bem como “algumas alterações que irão acrescentar valor na zona mais próxima do edifício da Câmara Municipal”.

Outra das alterações previstas, segundo o edil, passa pela “intenção de retirar o trânsito da rua mais próxima ao edifício da Câmara, com exceção das manhãs de sábado”.

“Vamos tentar manter aquilo que é a traça original do mercado de Estremoz”
Francisco Ramos

Para o presidente “vai ficar com uma perspetiva mais moderna e mais apelativa aos olhos de quem nos visita”.

Lembramos que a Requalificação desta área do Rossio Marquês de Pombal engloba a zona do mercado de velharias e do mercado tradicional, em frente ao edifício da Câmara Municipal e à Igreja dos Congregados, estando prevista no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Estremoz, no âmbito do Plano de Ação de Reabilitação Urbana, com financiamento de 85% do FEDER (Alentejo 2020), num investimento total previsto que ascende aos 900.000 euros.

fotos: facebook Traço Criativo

{gallery}estremoz_rossio_2020{/gallery}

Populares