6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

IP instala caixas-ninho para compensar impactes da nova ferrovia Évora-Elvas

IP

A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) está a instalar caixas-ninho destinadas à nidificação do francelho (peneireiro-das-torres) para compensar os impactes ambientais da construção da nova linha ferroviária entre Évora e Elvas, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a IP explicou que a instalação de cavidades artificiais (caixas-ninho) “dá cumprimento” à medida de compensação denominada “melhoria das condições de acolhimento do francelho/peneireiro-das-torres”.

Segundo a empresa, esta medida de compensação está prevista num despacho emitido no âmbito do processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) da nova ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia, integrada no Corredor Internacional Sul.

Na primeira quinzena de fevereiro deste ano, indicou a IP, foram instaladas seis caixas-ninho, no Monte dos Pereiros, localizado na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Vila Fernando, concelho de Elvas, distrito de Portalegre.

Estas caixas-ninho destinadas à nidificação do francelho “serão objeto de posterior monitorização”, sublinhou.

A IP adiantou que outras sete caixas-ninho vão ser entregues ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para efetuar a sua instalação, na próxima época, na ZPE de S. Vicente, também no concelho de Elvas.

De acordo com a empresa pública, o ICNF “tem vindo a acompanhar a operacionalização do Plano de Gestão Ambiental de Medidas Compensatórias” da nova ferrovia.

Esta opção foi “acordada entre o ICNF e a IP” e vai permitir “robustecer a ação de conservação desta espécie, através da disponibilização de mais locais de nidificação nas áreas pelas quais as colónias mostram preferência”, assinalou.

No âmbito do Plano de Gestão Ambiental de Medidas de Compensação, acrescentou, está também a ser “efetuada a monitorização e avaliação da eficácia da implementação das principais medidas compensatórias”, na ZPE da Torre da Bolsa, também no concelho de Elvas.

Estão em fase de obra os quatro troços que vão integrar o Corredor Internacional Sul, entre Sines e a fronteira do Caia, em Elvas (Portalegre), no âmbito do Programa de Investimentos na Expansão e Modernização da Rede Ferroviária Nacional “Ferrovia 2020”.

O projeto pretende reduzir o tempo de trajeto, em consequência da utilização de comboios de tração elétrica entre Sines e Caia, e “aumentar a eficiência e atratividade” do transporte ferroviário de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento.

Populares